Software
Publicado por July Barbosa em Outras/Hardware e Software (Turma 107)/Software
Software: É uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware.
O software pode ser aplicado a qualquer situação em qualquer área de estudo em que um conjunto de algoritmos é definido e executado para alcançar os resultados. Separar em categorias as aplicações de softwares é uma tarefa difícil, pois quanto mais completo o sistema, mais difícil de determinar onde ele se encaixa.
A importância dos dados
Ao examinarmos mais detalhadamente os elementos constituintes do software, aquele que normalmente se sobressai é a seqüência de instruções que compõe o software. Mas à medida em que o software cresce em tamanho e complexidade, o elemento dado (e a informação e o conhecimento que dele provém) adquire cada vez mais importância.
Veja abaixo, por exemplo, uma licença de uso de software da IBM (Veja aqui os termos da licença completa). Veja ainda uma discussão sobre Licença de Uso de Software.
... O termo "Programa" significa o programa original e todas as cópias completas ou parciais do mesmo. Um Programa consiste em instruções legíveis por máquina, seus componentes, dados, conteúdo audiovisual (tal como imagens, texto, gravações ou figuras) e materiais licenciados relacionados.
Vejamos então, de acordo com a licença, do que consiste um programa:
- instruções legíveis por máquina,
- seus componentes,
- dados,
- conteúdo audiovisual (tal como imagens, texto, gravações ou figuras) e;
- materiais licenciados relacionados
Vejamos uma análise dos elementos acima indicados:
- instruções legíveis por máquina
- A definição implica na existência de uma máquina que lê instruções. O termo "instruções" indica a intenção de enviar à máquina algo que esta possa entender, e que tem por meta instruí-la, orientá-la ou comandá-la a realizar algo.
Podemos então inferir que qualquer conjunto de instruções legíveis por máquina, qualquer que seja a máquina, quaisquer quem sejam as instruções, podem constituir parte do que chamamos de programa.
Considerando o fato de que toda máquina inventada pelo ser humano possui uma linguagem artificial com a qual nos comunicamos com a máquina, considerando ainda que esta linguagem é composta por cadeias de símbolos que formam sentenças, então qualquer sentença numa linguagem artificial pode constituir parte do que chamamos de programa.
- seus componentes
- Esta é uma parte recursiva da definição. Um programa é composto por componentes, o que implica dizer que um programa podem ser constituído por outros programas menores ou sub-programas.
- dados
- Um programa pode conter dados, o que significa que um programa não é composto apenas por instruções. A existência de dados em um programa está compatível com a definição do Modelo Computacional de von Neumann, onde um programa armazenado na memória é formado por instruções e dados.
- conteúdo audiovisual (tal como imagens, texto, gravações ou figuras)
- Este aspecto extrapola o modelo de Modelo Computacional de von Neumann, a medida que torna explícito o fato de que um programa pode ser algo maior do que o que é armazenado na memória no momento de sua execução.
Em outras palavras, qualquer material escrito, impresso, apresentável em qualquer mídia de comunicação, de natureza textual, gráfica, audível, etc, pode pertence ou ser parte de um programa.
- materiais licenciados relacionados
- Do ponto de vista de natureza física dos materiais que compõem um programa, este aspecto veicula a mesma essência de generalidade do item anterior, mas torna explícito o fato de que cada uma das partes do programa está relacionada à existência de produtos ou itens que são criados e pertencem a organizações, e que portanto estão sujeitos às regras de comercialização, distribuição e/ou uso. Para maior aprofundamento, veja a discussão sobre Licença de Uso de Software
Do exposto acima podemos inferir que um programa é um artefato complexo, que envolve uma grande quantidade de aspectos distintos, como:
- habilidade de comunicação com máquinas (através das instruções e dados) e seres humanos (através de dados manipulados pela máquina e mídias externas à máquina),
- organização em uma estrutura hierárquica (através de seus componentes);
- sujeição a regras comerciais explícitas, pois foi criado por organizações humanas que detem controle sobre sua existência e uso através de uma licença.
Existem vários tipos de Softwares:
- SOFTWARE DE SISTEMA: O Software de sistema é constituído pelos sistemas operacionais(S.O). Os Estes S.O que auxiliam o usuário, para passar os comandos para o computador. Ele interpreta nossas ações e transforma os dados em códigos binários, que podem ser processados
- SOFTWARE APLICATIVO: Este tipo de software é, basicamente, os programas utilizados para alicaçoes dentro do S.O, que não estejam ligados com o funcionamento do mesmo. Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora.
- SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO: são softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.
- SOFTWARE DE TUTORIAL: São programas que auxiliam o usuário de outro programa, ou ensine a fazer algo sobre determinado assunto.
- SOFTWARE DE JOGOS: São Softwares usados para o lazer, com vários tipos de recursos.
- SOFTWARE ABERTO: É qualquer dos softwares acima, que tenha o código fonte disponível para qualquer pessoa.
Todos estes tipos de software evoluem muito todos os dias. Sempre estão sendo lançados novos sistemas operacionais, novos games, e novos aplicativos para facilitar ou entreter a vida das pessoas que utilizam o computador.
Escolhi esse tema porque meu celular deu problema no softeware e eu queria saber mais.
Submetido às 08:42:57 de 26/11/2015
Modificado às 09:26:33 de 30/11/2015