Hardware e Software (Turma 107)
Publicado por Maria Isabel Giusti Moreira em Outras
O termo Informática é utilizado para se referir ao processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas chamadas de computadores. A palavra informática é formada pela junção das palavras “informação” e “automática”.
O computador (ou “PC” – Personal Computer) é uma máquina que processa os dados e produz resultados completos, com o mínimo de intervenção humana. Além disso, é capaz de realizar diversos tipos de tarefas em pouco tempo. Um computador é formado por duas partes principais: parte física (hardware) e parte lógica (software). Essas duas principais partes é que fazem com que o computador funcione de forma correta realizando tarefas.
O Hardware é a parte física de um computador, ou seja, os equipamentos e suas peças. É através do hardware que os dados e informações do computador são processados. Podemos citar como exemplos de hardware: placa-mãe, processador, memória RAM, memória ROM e disco rígido. Além destes exemplos, também existem os periféricos que são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Qualquer equipamento ou acessório que seja ligado ao computador pode ser definido como um periférico. Os periféricos são classificados em três categorias:
- Periféricos de Entrada: teclado, mouse, microfone, digitalizador (scanner), controlador de jogo (joystick), câmera digital (webcam).
- Periféricos de Saída: monitor, placa de vídeo, impressora, projetor multimídia (datashow), placa de som.
- Periféricos Mistos: modem, placa de rede, pen drive, gravador de CD/DVD/Blu-ray.
Em relação à rede elétrica, existem hardwares como o estabilizador que tem como principal funcionalidade corrigir a tensão da rede de energia na qual um equipamento está ligado, fornecendo uma alimentação estável e segura. Quando a rede elétrica cai ou aumenta bruscamente, o estabilizador interrompe automaticamente o fornecimento de energia para o computador, impedindo que ele seja danificado. Entretanto, esse desligamento repentino não encerra o computador de maneira adequada, não salvando os arquivos que estão em uso, por exemplo. Por outro lado, o nobreak, além de realizar a função de adaptar a tensão à necessidade do computador, também permite que o PC continue ligado, mesmo com a falta de energia. Isso é possível porque os nobreaks possuem baterias internas que suprem essa demanda.
O Software é a parte lógica de um computador, o conjunto de instruções e dados processados pelo hardware, ou seja, são todos os programas que temos instalado no computador. Um software tem a finalidade de fazer com que o computador se torne útil para a nossa utilização, para isso é necessário instruí-lo em como executar tarefas para obter os resultados certos que foram pedidos pelo usuário.
Hoje em dia, existe uma grande quantidade de software para as mais variadas áreas. Estes programas de computadores podem ser divididos em quatro categorias:
- Sistemas Operacionais: Microsoft Windows, Linux, OS X.
- Software Aplicativo: Word, Excel, Power Point, LibreOffice.
- Software Utilitário: Winzip, Winrar, Antivírus (Avast, Avira).
- Software para Desenvolvimento de Programas: Linguagens de programação como Java e C.
Os jogos de computador também são considerados programas, ou seja, eles também são considerados software como qualquer outro, no entanto seu propósito é destinado ao entretenimento.
Quando um programa de computador é colocado no mercado, recai sobre ele a respectiva legislação de direito autoral. O detentor do direito autoral pode determinar a forma na qual o mercado poderá usufruir do produto. Para tanto, ele deve decidir como ele fará o licenciamento para o uso do programa. A determinação do tipo de licenciamento dá-se o nome de Licença de Programa ou Licença de Software. Entre os tipos de licença disponíveis no mercado estão: Freeware, Software Livre, Código Aberto (Open Source), Adware, Demo, Shareware, Trial e Comercial.
Além do software de computador, hoje em dia é bem comum ouvirmos falar dos aplicativos móveis, também conhecidos simplesmente como “app”. Podemos dizer que um app é software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como smartphones e tablets. Estes aplicativos podem ser instalados nestes dispositivos de acordo com seus respectivos modelos através de uma loja on-line, tais como Google Play Store, Apple Store ou Windows Phone Store. Grande parte dos aplicativos disponíveis nestas lojas são gratuitos, enquanto outros são pagos. Alguns exemplos de apps disponíveis são: Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp, Messenger, Hangouts, Snapchat Easy Taxi, Uber, Spotify, Call of Mini, Duolingo, Netflix, Youtube.
Submetido às 12:00:00 de 22/11/2015