O Inicio dos Consoles
Publicado por Bryan Rocha em Outras/Hardware e Software (Turma 107)/Jogos
O Inicio dos Consoles
Introdução:
Video Games algo que todos tem contato ou já tiveram, mas nem todas as pessoas tem noção de como chegamos a consoles modernos como XBOX ou PlayStation, onde tem uma imensa capacidade de processamento.
O Que seria Gerações de consoles?
Gerações é um termo para definir uma separação na historia dos vídeos games, essas separações são constituidas em evoluções que ocorreram tais como o aumento de memoria de processamento ou até mesmo as mudanças de grafico, Sempre existe um console pioneiro o qual foi responsavel e outros que vieram com propositos muito boms e acabaram a por suas produtoras em falencia...
Onde tudo Começou...
Tudo começou com a idealização de se trazer para casa os antigos "fliperamas" onde Ralph Baer o "pai" dos vídeo games que tornou isso possível. Com seu "incrivel" The Brown Box (1967). Tudo começou em Nova York, quando ele Ralph teria pedido um sanduiche, e naquela caixa saiu o primeiro Projeto...
...Ele era muito simples, não continha processador, mas tinha capacidade de interação, com pistolas de luz e continha pouca variedade de jogos. Ralph ficou famoso, mas a o boato em que o The Brown Box não foi o primeiro vídeo game. Em 1940, Edward U. Condon desenvolveu um computador para expor em uma exibição mundial. Ele era capaz de jogar Nim com as pessoas, porém vencia em 90% das vezes. Em 1947, seguindo adiante, Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray patentearam um “aparelho de diversão com tubo de raios catódicos”: usando o tubo enganchado em um display de osciloscópio, o jogador era desafiado a atirar para acertar no alvo da tela.
Magvox Odyssey - O primeiro video game que foi produzido em escala tendo mais de 100.00 consoles vendidos.
Segunda Geração - Onde surgiu o primeiro jogo a cores, o primeiro jogo em 3D, e a gigante nintendo foi fundada
Atari 2600 (1977)
- Conserteza o video game pioneiro no brasil, onde foi o primeiro console a ter vindo para nossom pais na decada de 1980, onde Em 1978, apenas 55.000 de uma produção de 800.000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell, em 1978.
Uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes de Pong e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o 2600 ganhou popularidade. Nesse ponto, Fairchild tinha desistido do mercado, achando que vídeogame era um mercado de moda passageira. Dessa forma, a Atari pôde ocupar mais facilmente o então crescente mercado. Em 1979, o 2600 foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Milhões de consoles foram vendido esse ano.
1984 eo Game Crashe...
Foi uma grande recessão na indústria de jogos eletrônicos que ocorreu de 1983 até 1985. Após dois anos do lançamento do Atari 5200 (em 1982) e o mercado de jogos estava passando por um dos momentos mais turbulentos de sua curta história. O mercado estava lotado de jogos sem qualidade (boa parte da Atari) e a cada dia chegavam mais e mais. O ápice chegou com o lançamento de E.T. the Extra-Terrestrial, um port do filme de mesmo nome, que foi uma das maiores bilheterias do cinema e por isso apostaram num jogo inovador, que na verdade era muito mal feito e de proposta sem sentido, e isso fez que o mercado não aguentasse: muitos consumidores pararam de comprar videogames e começaram a preferir os computadores.
Daí começou o processo que terminaria no "grande crash de 83" (também chamado "grande crash de 84"), quando quase todas as plataformas da época (Colecovision, Sega x500111, SG-1000, Vectrex, Intellivision, Odyssey e outros) acabaram: era o fim da segunda geração de consoles.
Tal fenômeno foi sentido fracamente no Brasil, uma vez que os primeiros Atari 2600 e Odyssey chegavam oficialmente às lojas, por meio da Polyvox e Phillips, respectivamente.
Sega Master System 1985
Lançado inicialmente no Japão em 1985, ele enfrentou grandes dificuldades devido a forte concorrência do NES da Nintendo.
A Nintendo possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela Sega.
O baixo sucesso no Japão não evitou que a Sega lançasse o Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a Sega vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a Tonka, mesmo assim a popularidade do aparelho foi diminuindo.
Em 1990, após o lançamento do Sega Genesis, a SEGA recuperou os direitos de comercialização do Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório em alguns jogos. Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.
4ª Geração, onde se vive seus passos até hoje...
Principal Consolde : Super Nintendo System (SNES, Super NES) 1990
O Super Nintendo Entertainment System é o segundo home console da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro. O console apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outros consoles na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito jogos) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em consoles domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consoles de videogame.4
O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se o console mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em 1999 nos Estados Unidos, e em Setembro de 2003, no Japão.
Submetido às 08:36:05 de 26/11/2015
Modificado às 08:25:06 de 07/12/2015