Teclado e Mouse
Publicado por Larissa Afonso em Outras/Hardware e Software (Turma 107)/Teclado e Mouse
A origem dos teclados com layout dos dias de hoje foram criados por Chistopher Sholes, e foi através das máquinas de escrever e dos keypunchers. Vários dispositivos que imprimiam dados alfanúmericos eram usados no começo do século XX. O teclado é um dispositivo que possuí uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador é um tipo de perífico de entrada utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. As teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por enviar as informações para o computador. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (via rede sem fio, bluetooth ou infravermelho) ou a cabo. Os teclados mais comuns são projetados para a escritade textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao rato, é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.
Comumente, os teclados são formados por teclas paralelas em uma estrutura plana, horizontal, sobre a qual o utilizador posiciona as mãos a fim de pressionar, com os dedos, as teclas necessárias à operação. Entretanto, há diversos desenhos de teclados voltados para fins específicos. Há também teclados ergonômicos, em que o posicionamento das teclas busca maior conforto para quem digita.
Teclas adicionais e recursos da internet: Os teclados de computadores mais modernos são baseados em versões padrão, mas muitas vezes incluem teclas adicionais, podendo incluir ou não o teclado complementar numérico. Nos últimos anos, teclados com recursos específicos para navegação na Internet ficaram populares. Esses incluem botões extras para aplicações específicas ou funções (tipicamente em navegador ou cliente de e-mail).
Mouse é periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O mouse funciona como um apontador sobre a tela ou ecrã do computador e disponibiliza, normalmente, quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e "arrastar e largar". O mouse é, normalmente, ligado ao computador através de uma porta serial PS2 ou, mais recentemente, USB. Também existem conexões sem fio: as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.
A partir da primeira metade da década de 1980, mais precisamente em 1983, a Apple Inc. Passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Apple Lisa. Desde lá para cá, o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs.
O rato ou mouse original possuía dois discos que rolavam nos eixos X e Y e tocavam directamente na superfície. O modelo mais conhecido de rato é, provavelmente, o rato baseado em uma esfera, que roda livremente, mas que, na prática, gira dois discos que ficam em seu interior. O movimento dos discos pode ser detectado tanto mecanicamente quanto por meio óptico.
Escolhi esse tema, por que acho muito importante, e é super necessário para o funcionamento dos computadores. Sem eles não teríamos como mexer nos computadores, se comunicar, fazer trabalhos...
Submetido às 09:24:44 de 23/11/2015
Modificado às 09:22:09 de 30/11/2015