Linux
Publicado por Ingrid Paula Miranda em Outras/Hardware e Software (Turma 101)/Linux
O Linux Educacional é um software livre, uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional do Ministério da Educação.
A História do Linux começou em 1991 com o início de um projeto pessoal de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds de criar um novo núcleo de sistema operacional.
Desde então, o núcleo Linux resultante foi marcado por um crescimento constante através de sua história. A partir do lançamento inicial de seu código-fonte em 1991, cresceu de um pequeno grupo de arquivo em C sob uma proibitiva licença de distribuição comercial, em 2009, possuir mais de 370 megabytes de fonte sob a licença GPL. Era inicialmente um emulador de terminal, o qual Torvalds usava para acessar os grandes servidores UNIX da universidade. Ele escreveu um programa especificamente para o hardware que estava usando e independente de um sistema operacional porque queria usar as funções de seu novo computador com um processador 80386. O desenvolvimento foi feito no MINIX usando o GNU C compiler, o qual é ainda hoje a escolha principal para compilar o Linux.Torvalds anunciou em 1996 que haveria um mascote para o Linux, um pinguim. Isso deve-se ao fato de que quando se estava por escolher um mascote, Torvalds mencionou que ele havia sido bicado por um pequeno pinguim em uma visita ao Zoológico.
A maior parte do trabalho no Linux é feita pela comunidade: os milhares de programadores em todo o mundo que usam Linux e enviam suas sugestões de aprimoramento aos mantenedores. Várias companhias também ajudaram não apenas no desenvolvimento dos núcleos, mas também com a escrita do corpo do software auxiliar, que é distribuído junto com o Linux.hoje o Linux é um dos sistemas operacionais mais conhecidos da atualidade.
distribuição:Uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é um sistema operativo baseado no núcleo Linux, que inclui também um conjunto de software varíavel, um sistema gestor de pacotes e um repositório. Numa típica distribuição Linux, a maior parte do software é livre e de código aberto, estando disponível na forma de pacotes compilados previamente (binários), e de código-fonte. São mantidas por indivíduos como Patrick Volkerding, comunidades e projetos, como o Debian ou o Gentoo. Também podem ser mantidas por grupos e organizações, tais como a Red Hat, a Canonical, e a Suse. Os utilizadores de Linux normalmente obtêm o seu sistema operativo descarregando uma das várias distribuições disponíveis, que estão prontas para instalar e utilizar em dispositivos como computadores domésticos, portáteis, servidores, telemóveis e outros. Quase todas as distribuições linux são semelhantes ao sistema Unix. Uma excepção é a distribuição Android, que não inclui interface de linha de comandos nem software para distribuições linux.Existem distribuições com ferramentas para configuração que facilitam a administração do sistema. As principais diferenças entre as distribuições estão nos seus sistemas de pacotes, nas estruturas dos diretórios e na sua biblioteca básica. Por mais que a estrutura dos diretórios siga o mesmo padrão, o FSSTND é um padrão muito relaxado, principalmente em arquivos onde as configurações são diferentes entre as distribuições. Então normalmente todos seguem o padrão FHS (File Hierarchy System), que é o padrão mais novo. Vale lembrar, entretanto, que qualquer aplicativo ou driver desenvolvido para Linux pode ser compilado em qualquer distribuição que vai funcionar da mesma maneira.Existem muitas maneiras de instalar uma distribuição Linux, a mais comum é gravar um CD ou USB flash drive que contenha os programas necessárias para a instalação do sistema base. Estes cds podem ser gravados a partir de ficheiros ISO baixados da internet, comprados on-line, ou parte da capa de revistas sobre informática. Novos utilizadores tendem a particionar o disco de maneira a manter os dados existentes. A nova distribuição Linux pode ser agora instalada na sua partição do disco sem perder os dados existentes.
visão geral: O Linux vem ganhando mercado dia após dia e com isso abrem-se mais oportunidades de emprego, novas tecnologias e maior economia por parte das empresas que trocam software proprietário por Software Livre e chegam a economizar milhões por ano com as licenças.
Submetido às 11:48:39 de 23/11/2015
Modificado às 10:51:45 de 07/12/2015