Antivírus pra computador
Publicado por Ivana Gunsch em Outras/Hardware e Software (Turma 101)/Antivírus
Um Antivírus serve pra proteger o seu computador de vírus, como diz o nome. Do mesmo jeito que uma casa sem muros pode receber visitantes inesperados a qualquer momento, um computador sem antivírus também. Os antivírus são programas de computador que servem para prevenir, detectar e eliminar vírus de computadores.
Quando seu antivírus detecta algum vírus "novo", ele tem alguns "passos" a seguir;
Escaneamento de vírus conhecidos: quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string) que não é encontrado em outros softwares não maliciosos. Tal string passa a identificar esse vírus, e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema (da mesma forma que o sistema operacional), de forma que quando a encontrar em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou deleta o arquivo automaticamente.
Sensoreamento heurístico : o segundo passo é a análise do código de cada programa em execução quando usuário solicita um escaneamento. Cada programa é varrido em busca de instruções que não são executadas por programas usuais, como a modificação de arquivos executáveis. É um método complexo e sujeito a erros, pois algumas vezes um executável precisa gravar sobre ele mesmo, ou sobre outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração, ou atualização, por exemplo. Portanto, nem sempre o aviso de detecção é confiável.
Busca algorítmica: expressamente, a busca algorítmica é aquela que utiliza algoritmos para selecionar os resultados. Essa classificação em "busca algorítmica", do Inglês "algorithmic search", é de caráter publicitário ou vulgo já que qualquer mecanismo de busca utiliza um algoritmo. Esta denominação foi criada para se diferenciar das "Buscas Patrocinadas" em que o pagamento (patrocínio) dos mecanismos de busca faz com que os resultados patrocinados tenham prioridade. Por exemplo: para buscar strings (cadeias de texto) que detectariam um vírus de computador.
Checagem de integridade: checagem de integridade cria um banco de dados, com o registro dos dígitos verificadores de cada arquivo existente no disco, para comparações posteriores. Quando for novamente feita esta checagem, o banco de dados é usado para certificar que nenhuma alteração seja encontrada nesses dígitos verificadores. Caso seja encontrado algum desses dígitos diferentes dos gravados anteriormente, é dado o alarme da possível existência de um arquivo contaminado.
Cabe ao usuário verificar se a alteração foi devido a uma atividade suspeita, ou se foi causada simplesmente por uma nova configuração, efetuada recentemente.
Se você já teve ou tem um antivírus, certamente topa (e até com certa frequência) com avisos de que o banco de dados de vírus foi atualizado. E o que isso significa? Simples. Se os arquivos que entram na máquina precisam apresentar um “passaporte”, há uma lista de “passaportes” que não são permitidos e, portanto, são vetados pelos “guardas”. As empresas que fabricam os programas de antivírus estão sempre na “cola” dos hackers que originam e disseminam novas pestes pela web, por isso existem atualizações diárias que mantêm a segurança.
Mas nem sempre o antivírus da conta, nenhum antivírus é cem por cento seguro o tempo todo, e existe a necessidade de sua manutenção (atualização). Por isso é importante fazer o backup diário do seu computador para evitar perca de dados importantes.
Mas olhe só, nem por isso vá pensando que ter dois tipos de antivirus no seu computador é a solução que não é; Se você instalar dois antivirus no mesmo computador, eles entrara em conflito (vão indentificar um ao outro como vírus) e assim um deletará arquivos do outro antivirus e os dois vão perdendo arquivos necessáriospara o rastreamento.
ABAIXO ALGUNS TIPOS DE ANTIVIRUS EXISTENTES PARA USO HOJE EM DIA:
Submetido às 11:46:27 de 30/11/2015
Modificado às 11:20:33 de 07/12/2015