Controladores de Jogos
Publicado por Carolina Da Cunha Aires em Outras/Hardware e Software (Turma 107)/Controlador de jogo
Introdução:
Controlador de jogo é um dispositivo de entrada que é usado para controlar um videogame, ele geralmente é conectado a um arcade (fliperama), console ou computador pessoal e pode ser um mouse, joystick, teclado ou qualquer outro dispositivo que seja projetado para receber comandos de jogos, existem também alguns dispositivos especiais como volantes e pistolas que podem ser usados em jogos de corrida ou tiro.
Os primeiros controladores de jogos surgiram em 1972 para facilitar a interação dos jogadores com os games e desde então têm sofrido uma evolução muito grande por conta da tecnologia, o que tem facilitado ainda mais a vidas dos gamers em geral. Hoje alguns controles possuem sensor de movimento e touch.
Alguns dos principais controladores de jogos:
Gamepad: Um gamepad, também conhecido como joypad, é um tipo de controlador de jogo para videogames segurado com as duas mãos, normalmente utilizando os dois polegares para acionar os botões geralmente possui um conjunto de botões de ação acionados com a mão direita (normalmente o polegar) e um direcional comandado pelo polegar esquerdo. O gamepad é o periférico de entrada mais comum nos consoles de videogame modernos, sendo fornecidos com os aparelhos. Além dos consoles, estão disponíveis também para PCs, apesar da maior popularidade da combinação de mouse e teclado entre os jogos para computadores.
Paddle: Paddle é um controlador que possui uma roda e um ou mais botões de ação. A roda é usada normalmente para controlar o movimento do jogador ou um objeto em um eixo da tela. Paddles foram os primeiros controladores analógicos; mas caíram em desuso quando os jogos passaram a se diversificar do estilo de Pong (primeiro videogame lucrativo da história).
Joystick: Joyticks têm duas formas básicas, normalmente de acordo com o seu uso. Podem adotar o formato original de manche, como nos aviões, com respostas analógicas, acrescentando funções de controle de visão, aceleração e outros recursos voltados para o uso com simuladores de voo. Pode ainda ser um direcional simples para quatro ou oito direções com um stick simples como os usados em arcades de luta.
Volante: Um volante ou direção é usado para simuladores de corrida, muitos possuem um motor que simula as forças contrárias e de resposta ao movimento (force feedback), mas nem sempre o efeito é real. Algumas indústrias oferecem modelos com um conjunto de pedais para controlar a aceleração, freio e eventualmente embreagem, e para estes modelos uma alavanca de câmbio. Finalmente, para os últimos, junto com a alavanca, alguns já trazem as "borboletas" de mudança de marchas atrás do volante.
Teclado e mouse: Teclados e mouses são dispositivos tradicionais em computadores pessoais e são ainda os principais meios de controle para os jogos nessa plataforma, sendo que alguns consoles de videogame aceitam com teclados e mouses geralmente pela porta USB. O teclado para computador possui a mesma disposição de teclas de uma máquina de escrever e foi projetado para a digitação de textos. Um mouse é um dispositivo apontador usado em conjunto com o teclado. Nos jogos, o teclado normalmente controla o movimento da personagem enquanto o mouse é usado para controlar a câmera ou a mira. O teclado numérico nos computadores também é usado para controlar jogos e pode ser encontrado em outros dispositivos, principalmente os consoles mais antigos, aos quais era conectado através de um joystick, gamepad ou paddle, como nos casos do Intellivision e Atari Jaguar.
Ecrã tátil: O ecrã tátil ou tela de toque permite ao usuário interagir através do toque em uma tela, a interação pode ser feita através de uma caneta digital ou com os dedos, o primeiro console a usar um ecrã tátil foi o Game.com em 1997, outro console que usou o recurso foi o Tapwave Zodiac, mas a popularização veio com a Nintendo com o Nintendo DS em 2004, também são usados em outros sistemas como PDAs e smartphones. O Wii U Gamepad também inclui um ecrã tátil.
Controlador Musical: Controlador que simula um instrumento musical como guitarra elétrica, instrumentos de percussão, toca-disco e microfones para canto.
Pistola: Pistolas eletrônicas sem municão, feitas exclusivamente para jogos eletrônicos. Normalmente ligadas por cabo ao console ou arcade, têm ótima precisão e capacidade de resposta.
Kinect: O Kinect (anteriormente chamado de "Project Natal") é um sensor de movimentos desenvolvido para o Xbox 360 e Xbox One, junto com a empresa Prime Sense. O Kinect criou uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas por outros consoles.
Conclusão:
Não importa o gênero do jogo os controladores são uma parte totalmente necessária para que aconteça uma interação entre o jogador e o videogame, por isso é muito interessante pesquisar sobre o assunto, nem que seja por curiosidade. Hoje a maioria deles é de fácil aprendizagem, não é necessário ter um manual de instruções em nossas mãos, o que facilita até para quem nunca sequer tocou em um videogame na vida. As empresas estão cada vez mais preocupadas com o público gamer, o que é bom pra elas que ganham mais clientes e também para os gamers, que tem mais conforto ao jogarem seus jogos.
Referências:
Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlador_de_jogo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kinect
Tecmundo:
www.tecmundo.com.br/playstation-move/6812-a-evolucao-dos-controles-de-video-game.htm
Submetido às 09:24:54 de 23/11/2015
Modificado às 09:05:29 de 30/11/2015