Impressora

Publicado por Hiuri Pereira em Outras/Hardware e Software (Turma 101)/Impressora


É notória a importância das impressoras hoje em dia. Seus mecanismos proporcionam a impressão de documentos com uma imensa rapidez e facilidade, ideia que vem desde as arcaicas máquinas de escrever. Desta forma, é fácil perceber que, de uma forma ou de outra, a impressora foi uma espécie de resultado da modernização do antigo instrumento.

A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade. A mesma foi utilizada no Univac, primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres por meio do impacto, realidade que resultava em impressões de baixa qualidade.

As impressoras evoluíram conforme o avanço da própria computação. Da mesma forma que foram surgindo computadores destinados a diferentes usos, também foram sendo criadas impressoras destinadas a fins específicos.

As modernas impressoras a laser surgiram em 1983, por meio de uma parceria entre as empresas Hewlett Packard e Canon. Estes dispositivos usam o raio laser modulado para a impressão, o que proporciona uma impressão de qualidade significativamente superior.

Tipos de empressoras

 Impressoras matriciais este tipo de impressoras funcionam através de um dispositivo que contem um conjunto de agulhas, sendo estas que imprimem os pontos contra o papel impregnados de tinta. São usuais para a impressão de graficos e textos pois não exigem grande qualidade de impressão e os seus custos baixos, devido sua fita de impressão durar imenso.

Impressoras de jatos de tinta – funcionam com base num dispositivo que projeta jatos de tinta contra a folha de papel de forma a proporcionar a imagem requerida. Podem ser mono-cromaticas ou a cores. São as mais usuais pois a sua relação qualidade preço é determinante no seu sucesso, são impressoras mais rápidas e mais silenciosas que as matricias e a sua qualidade de impressão é muito boa, existindo já impressoras com 720 dpis de resolução, sendo tambem mais caras que as matriciais mesmo assim acessiveis à maior parte dos consumidores.

 

As impressoras a laser tal como o nome o indica usam a tecnologia a laser que faz o scann a imagem para depois a transpor para o papel através de uma tinta especial (toner). Comparando-a com as anteriores, a impressora a laser é a mais rápida e mais silenciosa das três, sendo também a sua qualidade a melhor mas o seu preço não é para qualquer bolsa, por isso ainda não conseguiu substituir a impressora a jacto de tinta em termos de mercado.

A impressora térmica usa o calor, um papel especial e metodos electrosensitivos. São silenciosas e consideradas muito caras.

 

As impressoras Photosetter não imprimem num papel regular mas sim num papel de fotografia ou num microfilm, são impressoras com capacidades de resolução altissimas própias para a impressão de fotografias, são extremamentes rapidas, mas são também extremamente caras.

As
plotters
são impressoras de grandes formatos muito usuais para a impressão de plantas de construção e ilustrações técnicas, usam tinta e finas canetas presas num mecanismo imprimindo detalhadamente sobre o papel.

 

 As impressoras 3D fazem cada vez mais sucesso e já provaram do que são capazes. Elas podem criar desde objetos mais complexos até os mais simples, de maneira eficiente e, muitas vezes, mais barata. Veja alguns tipos de produtos produzidos através de impressoras 3D. Confira:

Um dos objetos que as impressoras 3D são capazes de fazer são fones de ouvido feitos especialmente para se adaptar ao formato do ouvido do usuário. É o caso do Normal, no qual você baixa um aplicativo, tira uma foto das orelhas e manda para a empresa que irá fabricá-lo, e do OwnPhones, que ainda é wireless e funciona via Bluetooth.

Além dos fones de ouvido, também foi produzido com a tecnologia um megafone pela empresa Fuji Xerox. A novidade do acessório, chamado Telephoto MegaFon, é que ele direciona o som para somente uma pessoa, fazendo com que ela seja a única a escutar a mensagem que será encaminhada.

Comida 

ChocaByte tem corpo compacto e imprime pedaços de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulgação/ChocaByte) (Foto: ChocaByte tem corpo compacto e imprime pedaços de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulgação/ChocaByte))ChocaByte tem corpo compacto e imprime pedaços de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulgação/ChocaByte)

Além de objetos, as impressoras 3D também permitem fabricar comida, de vários tipos. Você pode escolher entre o modelo criado no MIT que faz sorvete em 15 minutos, a impressora inglesa que imprime frutas graças à tecnologia de gastronomia molecular e a Pancake Bot, que faz comida em formatos inusitados, como da Torre Eiffel.

Para os chocólatras de plantão, tem uma impressora feita especialmente pensada em vocês, a Chocabyte. O modelo, compacto e baratinho, tem formato de cafeteira e é capaz de produzir os chocolates mais variados, basta escolher o modelo que você preferir, com tamanho de 5 centímetros de largura e altura, por 2,5 centímetros de espessura.

Veículos

Veículo poderá ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Veículo poderá ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodução/Mashable))Veículo poderá ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodução/ Mashable)

Não somente objetos pequenos e compactos podem ser criados pelas impressoras 3D. Depois da Airbike, a bicicleta feita de nylon, chegou a vez de criar nada mais, nada menos que um carro usando a tecnologia. O veículo foi apresentado na mostra internacional Manufactoring Technology Show, em setembro de 2014, e teve seu test drive feito por jornalistas americanos nas ruas de Nova York. O mais inusitado é que o carro pode ser derretido para dar forma a um novo.

Casas

Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Andrey Rudenko) (Foto: Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Andrey Rudenko))Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Andrey Rudenko)

Se você ficou surpreso com o item anterior, certamente ficará com este também. Impressoras 3D foram capazes de fabricar casa, prédio e até castelo. Isso mesmo. Depois do projeto de construção de um prédiototalmente a partir desta tecnologia, e da produção de casas impressas em 3D com lama com o objetivo de ser uma solução mais acessível, chegou a vez dos castelos.

Projetado pelo americano Andrey Rudenko, o castelo foi criado com as dimensões de uma casa para crianças. Ele foi fabricado na impressora RepRep, que é um projeto de código aberto bastante popular entre os entusiastas da técnica em 3D. O dispositivo imprimiu camadas de concreto de 1 centímetro de altura por 3 centímetros de largura e seu acabamento é melhor do que o de outras impressoras 3D de concreto.

Roupas e acessórios

Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney) (Foto: Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney))Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney)

Os guarda-roupas agora também podem se beneficiar das impressões em 3D, já que a tecnologia chegou ao mundo da moda, produzindo roupas e acessórios. É o caso do vestido inteligente criado pela designer Anouk Wipprecht, que capta sinapses cerebrais do usuário para reunir suas informações biológicas e batimentos cardíacos, além de detectar a presença de pessoas próximas.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Ainda, durante a Copa da Mundo de 2014, a Nike entrou na onda das impressões tridimensionais efabricou uma bolsa com a tecnologia. Os modelos foram fabricados exclusivamente para os atletas da competição. Além de bolsa e vestido, tem também peruca com cabelos realistas, criadas pela Disney para serem usadas em esculturas.

Instrumentos Musicais

Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação) (Foto: Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação))Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação)

As impressões tridimensionais já começaram a invadir o mundo da música, como, por exemplo, a guitarra brasileira com estrutura totalmente criada através de impressoras 3D. O modelo da Robtec foi apresentado em 2014 no 11º Seminário de Tecnologias, em São Paulo. Ainda, um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, se tornou a primeira banda a fazer um show a partir de instrumentos inteiramente fabricados a partir de impressoras 3D.

O professor Olaf Diegel foi a primeira pessoa de que se tem notícia a produzir um instrumento em uma impressora tridimensional, um saxofone, há mais de dois anos. A apresentação da banda contou com duas guitarras elétricas, uma bateria e um teclado, todos desenhados por Diegel e produzidos através de impressora 3D.

Ferramentas

Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor) (Foto: Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor))Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor)

Diversos tipos de ferramentas também podem ser fabricados por meio de impressão tridimensional. Isso pode ser feito, por exemplo, com a Mcor IRIS, capaz de criar martelo e peças de protótipos, além de brinquedos e maquetes, a partir de cola e papel. Além de ser mais barato do que os modelos criados com plásticos, essa alternativa ainda é menos prejudicial ao meio ambiente.

Outro tipo de ferramenta que pode ser criada através da tecnologia são peças de aço, o que promete revolucionar a indústria da construção civil. Se no primeiro exemplo destacamos o custo mais baixo, nesse caso é o inverso, pois a produção ainda sai bem cara, tornando um pouco mais difícil a disseminação do modelo.

Tatuagem

Caneta da impressora foi substituída por máquina da tatuar (Divulgação/Piotr Widelka e Johan da Silveira) (Foto: Caneta da impressora foi substituída por máquina da tatuar (Divulgação/Piotr Widelka e Johan da Silveira))Caneta da impressora foi substituída por máquina da tatuar (Divulgação/Piotr Widelka e Johan da Silveira)

Além de produzir objetos, as impressoras 3D ainda são capazes de exercer a função de alguns profissionais, como, por exemplo, a impressora tatuadora. A Tatoué, criada a partir da união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem, é capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo.

O TechTudo conversou por e-mail com os desenvolvedores, os estudantes de design Pierre Emm, Piotr Widelka e Johan da Silveira, que afirmaram que continuam trabalhando nas questões sobre pressão da pele, velocidade da impressão 3D, escaneamento do braço e reconhecimento de profundidade, por exemplo.

Avanços na medicina

Após 22 anos, mulher volta a andar graças a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodução/CNET) (Foto: Após 22 anos, mulher volta a andar graças a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodução/CNET))Após 22 anos, mulher volta a andar graças a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodução/CNET)

Uma das utilidades mais significativas dos objetos impressor em 3D, senão a melhor delas, é poder ajudar na medicina. Cada vez mais, a tecnologia é capaz de produzir objetos que ajudem em pesquisas ou no tratamento ou recuperação de pacientes com os mais diversos tipos de doença. Já foram criadas, por exemplo, mandíbula humana e mapas impressos em 3D para ajudar deficientes visuais.

No entanto, o mais comum são as próteses, das mais diversas. Desde a prótese de braço para um menino que nasceu sem o braço direito, 114 vezes mais barata do que a oferecida por seus médicos, até a prótese de vértebra. Ainda, cientistas conseguiram criar cartilagem a partir de impressora 3D, além doexoesqueleto que foi capaz de ajudar uma mulher paralisada a andar.

Impressora 3D

FABtotum produz réplicas de si mesma (Foto: Divulgação/FABtotum)FABtotum produz réplicas de si mesma (Foto: Divulgação/FABtotum)

Depois de carros, próteses, castelos e chocolate, o que mais falta uma impressora 3D criar? Outra impressora 3D. Não falta mais. Já existem modelos capazes de criarem uma réplica de si mesmos, como, por exemplo, o caso da brasileira apresentada na Campus Party de 2012. Além dele, ainda existe aFABtotum, que começou como um projeto de baixo custo no site de financiamento coletivo Indiegogo.

fotos de Impressoras:

 impressora matricial

 

 

 

     impressora jato de tinta

 

 

  • Impressora HP LaserJet Pro M201DW com Wireless,...impressora a laser

 

 

 

impressora térmica

 

 

 

impressora photosetter

 

 

 

 

 

 

                                            As



Impressora plotters

 

                 

 

 

 

Porque escolhi este tema :

 

Escolhi este tema impressora por que queria aprender mais sobre os tipos de impressoras que existam, a forma que eram utilizadas, as formas de impressões  que cada uma das impressoras, faziam tambem saber os preços que fariam muito entre as marcas de impressoras .

 

 

Qual a importancia da impressora 3d para a medicina:

 

Você certamente conhece alguém que já se queixou de dor nas costas. O incômodo problema afeta uma parcela considerável da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80% das pessoas têm, teve ou terá dor na coluna pelo menos uma vez na vida. Desse total, alguns conseguirão tratar o problema com medicamentos, homeopatia, fisioterapia ou mudando determinados hábitos. Outros precisarão de cirurgia. É para esse último grupo que o assunto a seguir interessa. Atualmente, com as inovações tecnológicas, os procedimentos médicos estão cada vez menos invasivos e mais precisos. No caso da cirurgia de coluna, quem diria que uma impressora poderia fazer tanta diferença técnica?

Claro, não é qualquer impressora. É uma impressora 3D. Daquela que parecia coisa de ficção científica, invenção futurista. A máquina não é só real, como está ajudando médicos a melhorar a eficácia dos procedimentos cirúrgicos. É o caso do neurocirurgião da Clínica da Dor do Hospital Villa-Lobos, Joel Augusto Ribeiro Teixeira. "A impressora 3D permite recriar o órgão - no caso a coluna - como ela realmente é. Antes disso, só poderíamos observar e pegar numa coluna humana usando peças anatômicas de pessoas já falecidas", explica.

Funciona assim: a impressora 3D é capaz de criar um objeto tridimensional feito de plástico a partir de um arquivo de computador, do mesmo jeito que uma impressora comum imprime no papel. Acostumado a estudar doenças através de exames de imagem como RX, tomografia e ressonância, o médico só consegue ver, nesses casos, em duas dimensões. "Para entender o órgão do corpo como realmente é, o médico deve criar uma imagem no seu cérebro usando vários exames diferentes. É como imaginar uma pessoa olhando apenas para uma foto. Perdemos informações. Temos uma noção, mas esta não é exata", compara.

- PUBLICIDADE -

A importância da impressora 3D em cirurgias de coluna é que ela possibilita uma cópia da coluna real. De posse delas, o médico pode planejar melhor as operações, pois terá mais informações do paciente e da doença. Além disso, por ser mais precisa, a análise pode fazer o especialista reconsiderar a necessidade de um procedimento cirúrgico. É possível também simular uma cirurgia em uma coluna de plástico idêntica a do paciente, antes da operação real. O médico explica que já fez esse procedimento no Hospital Villa-Lobos e que a técnica, apesar de ainda estar no início, tem muito para evoluir. "Muito se fala que no futuro poderemos imprimir órgãos inteiros. Nesse caso, a impressora usaria células como material ao invés de plástico", diz Teixeira. Além do auxílio em cirurgias de coluna, a impressora 3D já foi utilizada em operações de reconstrução de face, prótese craniana e até para salvar a vida de um bebê que sofria de problemas respiratórios.

 


Submetido às 13:52:32 de 06/12/2015
Modificado às 10:33:17 de 07/12/2015


image

Muito bom!

 

Quem sabe falar um pouco mais como as impressoras 3D tem ajudado na medicina moderna?

 

Escrito por Maria Isabel Giusti Moreira às 00:40:39 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

otimo! parabéns, bm esplicado bastente imagens mt bom.

Escrito por Ruan Gomes às 11:36:26 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

muito bom mas poderia falar mais sobre as outras.

quanto custa uma impressora 3D?

Escrito por Ingrid Paula Miranda às 10:55:52 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

otimo! parabéns, bm esplicado bastente imagens mt bom.

Escrito por Ruan Gomes às 11:36:26 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Falar um pouco sobre as outras impressoras !

Escrito por Luiza Araújo Martins às 10:42:20 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Bom!

Escrito por Bruno Feijo às 10:41:03 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Muito bom!

 

Quem sabe falar um pouco mais como as impressoras 3D tem ajudado na medicina moderna?

 

Escrito por Maria Isabel Giusti Moreira às 00:40:39 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Porque escolheu esse assunto??

 

 

 

 

 

 

Escrito por Rafael Gomes Dias às 10:47:08 de 14/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

otimo! parabéns, bm esplicado bastente imagens mt bom.

Escrito por Ruan Gomes às 11:36:26 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Muito bom trabalho, continue assim!!!

Escrito por Ivana Gunsch às 11:28:25 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Parabéns! Muito bom.

Escrito por Marciane Carvalho às 11:19:28 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Parabéns! 

Escrito por Nayane Menezes às 11:14:29 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

bom trabalho 

Escrito por Bianca Fernandes às 10:50:27 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!
image

Ta bom

Escrito por Andreo Raffi às 10:44:18 de 07/12/2015
Nenhuma resposta a esta contribuição. Seja o primeiro!

Nenhum resultado encontrado.

Projetos relacionados