Smartphones e tablets
Publicado por Filipe Wessely em Outras/Hardware e Software (Turma 107)/Smartphone e Tablet
Tablets e smatphones estão cada vez melhores, e cada vez mais acessíveis ao bolso do consumidor. Hoje em dia vemos cada vez mais pessoas com seus smatphones desde o mais moderno ao mais simples.
Uma pesquisa global recentemente divulgada pela Intel revelou que 40% dos usuários desses portáteis usam seus dispositivos mesmo quando estão no banheiro. 80% dormem com o aparelho bem ao lado da cama e 40% afirmaram não largar nunca o celular, ficam grudados com ele 24/7, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Nunca houve uma base instalada tão grande de produtos tecnológicos como telefones celulares. A penetração de mercado é quase 100 por cento em muitos países, inclusive no Brasil. Uma pesquisa recente realizada pelo Yahoo! Insights, aponta que o número de usuários de internet móvel no país deverá aumentar para 51,4 milhões até o final de 2012, e esse número deve mais que dobrar até 2015. Quase todo mundo tem celular, e em breve, quase todo mundo terá um smartphone com acesso à internet.
O smarphone mudou de muitas maneiras a forma como nos comunicamos e vai mudar a forma como consumimos. Com ele é possível receber e enviar fotos, vídeos, docs e músicas, organizar toda sua vida pessoal e profissional, além de ficar conectado 24 horas por dia. São tantas funções que o usuário tem muito mais que um telefone no bolso. Não é atoa que a revista Popular Mechanics elegeu o smartphone como uma das maiores invenções da história.
Existem mais de cinco bilhões de pessoas no mundo que têm telefones celulares. Os consumidores estão livres de seus desktops para acessar informações em suas redes. Com a mobilidade digital, eles estão sempre conectados e podem fazer praticamente qualquer coisa, com qualquer pessoa e a qualquer momento. Esses consumidores “livres” não conhecem fronteiras e vivem em um mundo onde tudo está conectado e acessível.
O que é?
Tablet: Tablet é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen). É um dispositivo prático com uso semelhante a um computador portátil convencional, no entanto, é mais destinado para fins de entretenimento que para uso profissional.
Smartphone: Um smartphone é um telefone celular com muitas funções. Esta seria a melhor definição para o que a palavra significa “telefone esperto” ou “telefone inteligente”. É sem dúvida mais um termo com apelo comercial para se referir e diferenciar os aparelhos simples dos mais avançados.
Quando surgiu?
Smatphones: O seu surgimento foi em 1992, e era o Simon, da IBM. Seus recursos como PDA e fax, tela sensível ao toque e outras funções avançadas para a época justificava seu preço de quase 900 dólares.
Outro avanço 2002: a tela colorida e o GSM chegam ao mercado brasileiro com o Communicator 9210, da Nokia. O preço era salgado: 3,5 mil reais. No mesmo ano outra novidade, mas que nunca foi lançado no Brasil: a empresa Handspring lança o Treo 300, também com Palm OS e teclado QWERTY. O ano de 2005 foi marcado pela chegada do BlackBerry em sistema de comodato. A TIM oferecia o serviço para as empresas, por 429 reais mensais.
Tablets: Para o público em geral o primeiro tablet surgiu no momento em que a Apple lançou o iPad no mercado em 2010, no entanto já tinham existido vários projectos que visavam a produção de um dispositivo electrónico que aliasse a portabilidade às características de um computador portátil convencional, com o benefício de não ser necessário um teclado para proceder à escrita, factor que condicionava a portabilidade desses mesmos computadores. Estas primeiras tentativas fracassaram, pois ainda não existia um avanço tecnológico que permitisse produzir um dispositivo tablet à altura das necessidades/exigências do público alvo. O conceito de tablet que temos actualmente, deve-se sobretudo à evolução tecnológica que ocorreu ao longo destes últimos anos a nível de hardware e software, que permitiram produzir produtos verdadeiramente diferenciados e de destaque no mercado.
Em 1915 é registada a primeira patente para um sistema que tinha a capacidade de reconhecer escrita de caracteres através do movimento da mão e a primeira demostração pública de um sistema com reconhecimento de escrita manual sem a utilização de um teclado convencional tem lugar no ano de 1956.
Submetido às 08:34:43 de 30/11/2015
Modificado às 08:27:47 de 14/12/2015